Em seu livro clássico A VIDA CRISTÃ
NORMAL, Watchman Nee descreve no capítulo 12 o resultado da queda do
homem no jardim de Éden como sendo o "superdesenvolvimento da alma."
"Mas - e aqui chegamos ao cerne da questão - o fruto da árvore do conhecimento tornou o homem superdesenvolvido quanto à sua alma."
Segundo o Watchman Nee, a tentação de Satanás e o ato de comer da árvore do conhecimento de bem e do mal desligou de vez a alma do homem do Espírito de Deus. Isto iniciou um superdesenvolvimento da alma humana (mente, emoção e vontade) que levou a alma a ser algo que Deus nunca intencionou. A alma humana cresceu de uma forma doentia e perigosa.
Em vez da alma do homem ter o seu tamanho e poder governados pela presença do Espírito de Deus no espírito do homem, a alma humana agora é estimulada pela presença interior do pecado e a influencia satânica contínua.
Este "superdesenvolvimento da alma humana" produz o que as Escrituras descrevem como as "obras da carne". Estas obras são destrutivas à pessoa que as praticam e às pessoas que vivem em relacionamento com ela. (Veja Gálatas 5:19-23 para ver "obras da carne" comparadas com o "fruto" de uma alma humana sob a influência do Espírito Santo.)
Em Romanos 7.14-17 o Apóstolo Paulo descreve o tormento que este superdesenvolvimento da alma causa:
"Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Vendo pela luz da perfeita lei de Deus, Paulo conseguiu ver as ações de uma alma (mente, emoções e vontade) funcionando como Deus a criou para funcionar. A Lei descreve o comportamento de uma alma inspirada continuamente por Deus. Paulo conseguiu ver como ele seria com a sua alma restaurada sendo liberto do pecado e da influência Satânica. Ele conseguiu ver a si mesmo com uma alma curada, mas descobriu que o pecado que habitava nele e a influência satânica jamais iam permitir a sua alma voltar a ser o que Deus intencionou na criação. Por isso ele diz em Romanos 7.24
"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"
Recentemente assisti um documentário sobre uma jovem chinesa que era a mulher mais alta do mundo. Ela tinha mais de 2,4 metros de altura. O documentário foi filmado em 2007. Esta jovem sofreu com um problema de uma glândula pituitária que fez o corpo dela não parar de crescer. Ela podia ver na sua mente um tamanho normal e uma vida normal, mas esta pequena glândula rebelde nunca a deixaria viver esta vida normal. O tamanho do seu corpo deu evidência clara que ela estava sob o domínio de forças além do poder dela. Foi trágico vê-la lutar contra as consequências desta batalha diária. O seu superdesenvolvimento a estava destruindo.
O superdesenvolvimento da alma humana é ainda mais trágico. A ausência do Espírito de Deus inspirando a alma humana, a presença do pecado no seu lugar e a influência satânica continua a fazer a história da alma humana uma de morte e mais morte. Dói mesmo ver cada ser humano na sua luta diária com a sua alma superdesenvolvida. Esta é uma batalha que o ser homem não pode ganhar sozinho.
Mas agora existem boas novas em Jesus! Podemos começar de novo no Espírito de Cristo. Podemos receber dentro do nosso espírito o Espírito de Cristo e o processo da restauração da nossa alma começará! A nossa alma voltará a ter o tamanho certo para amar como Jesus amou!
Este processo começa com o que Jesus chamou do "novo nascimento". Continua sendo chamado "Cristo formado em nós", "discipulado" ou "santificação". (Para ver esta mudança veja Romanos 8)
Nossas almas tem que voltar a ser do tamanho do amor. Nosso orgulho será a primeira coisa a morrer e no seu lugar a pobreza do espírito vai brotar. Pelo Espírito receberemos o poder de jogar fora como um peso a mais as atividades doentias da alma superdesenvolvida chamado “carne". Aprenderemos a "viver no Espírito" de uma forma profunda e leve. Aceitaremos o "jugo" de Jesus e finalmente acharemos "descanso" nas nossas almas.
“Venham a mim, todos os que estão
cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o
meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e
vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e
o meu fardo é leve”. Mateus 11: 28-30
Nada menos do que um novo início no
Espírito pode trazer este descanso e leveza para as nossas almas
superdesenvovidas. As nossas almas nunca terão o tamanho certo e função
certa sem a presença do Espírito de Jesus inspirando continuamente.
Neste novo início temos que viver permanecendo em Jesus momento a momento e dia a dia até que a nossa alma se torna um servo alegre da vontade de Deus que é amar sem parar. Quando isto acontece estaremos sendo mais uma vez o que Deus intencionou na criação no Éden.
As famosas palavras "É necessário que ele cresça e que eu diminua" soam mais lindas quando pensamos na restauração das nossas almas! Quando finalmente amamos como Ele amou isto mostrará que a nossa alma está do tamanho certo e a tragédia da alma superdesenvolvida será somente uma memória.
Neste novo início temos que viver permanecendo em Jesus momento a momento e dia a dia até que a nossa alma se torna um servo alegre da vontade de Deus que é amar sem parar. Quando isto acontece estaremos sendo mais uma vez o que Deus intencionou na criação no Éden.
As famosas palavras "É necessário que ele cresça e que eu diminua" soam mais lindas quando pensamos na restauração das nossas almas! Quando finalmente amamos como Ele amou isto mostrará que a nossa alma está do tamanho certo e a tragédia da alma superdesenvolvida será somente uma memória.
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanece
Nenhum comentário:
Postar um comentário