O movimento “Eu escolhi esperar”, que almeja conscientizar a abstinência sexual antes do casamento, ganhou destaque nas redes sociais do Brasil. Em apenas seis meses já conquistou quase 50 mil seguidores no Twitter.
A idéia foi desenvolvida pelo pastor Nelson Júnior – bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Espírito Santo – que concedeu entrevista exclusiva aoVerdade Gospel.
Verdade Gospel – Como surgiu a idéia desse movimento?
Nelson Júnior – Surgiu com a história da minha própria vida. Eu com 12 anos tomei essa decisão, de guardar-me para o casamento. Porém minha decisão não foi guardar só o meu corpo, no que diz respeito a casar virgem somente. Mas guardar além do corpo, o meu coração, os meus sentimentos. Eu não queria sofrer emocionalmente como a grande maioria dos jovens e adolescentes da minha época. Eu queria uma experiência nova, eu queria experimentar um relacionamento puro, verdadeiro e duradouro.
O assunto “vida sentimental” pode não ser o assunto mais importante a ser ensinando, mas é hora da igreja considerar urgentemente que é o assunto que mais faz sofrer na vida de adolescentes, jovens e muitos adultos.
Depois da decisão de aceitar Jesus, para mim, a segunda mais importante decisão é a pessoa com a qual vamos nos casar. Afinal, casamento é eterno.
Devido a grande demanda no tema surgiu a ideia de fazermos uma mobilização voltada para os cristãos, sejam eles adolescentes, jovens, casados e viúvos.
Verdade Gospel – Imaginava que a campanha chegaria ao sucesso que é hoje?
Nelson – Não imaginava essa repercussão. Porém só confirma para mim que o assunto precisa ser ensinado e abordado urgentemente. Costumo dizer que o “Eu Escolhi Esperar” fez sucesso como movimento não por causa de uma moda, mas por causa do tema. Existem milhares de jovens nessa nação que se posturaram, e essa mobilização “caiu como uma luva”.
Verdade Gospel - O senhor acredita que a maioria dos jovens evangélicos segue o princípio de se abster da relação sexual antes do casamento ou ainda é preciso investir muito para que essa prática seja mais conscientizada nas igrejas? Qual sua visão sobre a conduta dos jovens cristãos sobre a castidade?
Nelson – Em pesquisa recente e inédita no Brasil traçou o comportamento sexual do jovem cristão e revelou que mais de 60% dos jovens cristãos já tiveram relações sexuais mesmo depois de convertidos. Como pode? Todo jovem sabe que sexo fora do casamento está fora da vontade de Deus e é pecado. E por que praticam? Por causa da cultura. Eles sabem que não podem, mas não entenderam por que não pode. A igreja é na sua maioria moralista. Confundiu puritanismo com pureza. Essa mobilização tem uma proposta, trazer uma mudança de cultura. Confrontar a cultura mundana que está disfarçada dentro dos cristão e compartilhar a cultura do Reino de Deus. Nós começamos um trabalho visando os próximos 10, 20, 30 anos à frente. Os resultados virão a médio e longo prazo, creio nisso!
Verdade Gospel – Quais são seus ensinamentos para que os jovens consigam resistir às tentações e ter um namoro santo?
Nelson – Confronto hábitos, costumes e sofismas. Não trabalhamos no “Pode! Não pode!”. Trabalhamos com conceitos, valores bíblicos. Sexo não começa em cima de uma cama. Sexo começa na mente e no coração. Quando pararmos de tentar combater a doença e começarmos a trabalhar no foco dela, onde tudo começa, não vamos precisar lutar contra nossa natureza física, porque nossa natureza terrena (carne) estará mortificada para o velho homem e suas obras.
Verdade Gospel – Conte-nos curiosidades sobre o movimento, objetivos alcançados e quais os projetos futuros diante desse grande sucesso nas redes sociais? Existem outros projetos, sobre outros temas, que careçam dessa política de conscientização?
Nelson – Nesses 6 meses já fomos por várias vezes um dos assuntos mais falados do Brasil. No dia do sexo (06/09) a nossa mobilização no Twitter com a campanha #EsperarValeApena foi durante 24h o assunto mais comentado do Brasil no Twitter, que é a rede social mais acessada do país. Já fomos matérias em vários canais de noticias, chamamos a atenção dos não-cristãos.
Outra coisa muito interessante, o assunto virou tema de provas em escolas. Recebemos e-mails que o tema foi discutido em salas de aula dentro de universidades. Temos várias pessoas não cristãs que nos seguem e sempre escrevem agradecendo, dizendo que estão mudando de pensamento, vendo as coisas de uma forma diferente. Isso é uma mudança de cultura.
Verdade Gospel – Deixe uma mensagem para os jovens cristãos que namoram e querem fazer a vontade de Deus, se abstendo da relação sexual precoce.
Nelson – Minha mensagem para nossa geração, é que a vontade de Deus não é que sejamos virgens! Forte isso né? Pois é, em 1ª Tessalonissences 4:3-4 não diz: “esta é a vontade de Deus a nossa virgindade”. Diz que a vontade de Deus é a nossa inteira santificação! Deus quer muito mais que nossa virgindade, Deus nos quer por inteiro. Deus quer muito mais que partes do nosso corpo, Ele quer nosso corpo inteiro. Se casar virgem, não quer dizer que você está casando puro. Já pensou nisso? Comece a pensar.
A vida é feita de escolhas. Hoje você faz suas escolhas e amanhã suas escolhas fazem você. Quando você não escolhe, você já escolheu. Tudo chega com o tempo para aqueles que no Senhor, esperam. Vale a pena esperar por aquilo que será para sempre. Não troque o que é eterno, por aquilo que é passageiro. Deus tem um plano para todas as áreas da sua vida, inclusive emocional. Creia, viva e descubra!
A pastora e cantora Sarah Sheeva fala com exclusividade ao Verdade Gospel sobre relacionamento e santidade. Assista ao vídeo!
Fonte: Verdade Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário