terça-feira, 5 de março de 2013

Canções de Ninar e outras Fábulas…

É hora de ir pra cama…E pra muitas mães, começa a jornada de broncas, rituais e malabarismos. Parece que a criança escolhe justamente aquela hora para se lembrar de fazer tudo o que não fez durante o dia inteiro – claro, quem já é especialista em táticas e manobras infantis para ficar acordado, sabe muito bem do que eu estou falando.
O “tô com fome” ou, “ihhh, não guardei os brinquedos ainda”, além dos famosos “só mais um pouquinho”, “você não quer mais ficar comigo”, “deixa eu deitar no seu colo…”, e por aí vai o lenga lenga, até que a mãe perde a paciência (que já está curta, cansada e com sono) e parte pra apelação, ameaças e coisas que só as mães sabem fazer ☹.
Sinceramente, em 13 anos de experiência no campo materno, eu nunca passei nenhuma noite acordada com minha filha, nem quando bebê, ela sempre teve o sono bem pesado. Mas até chegar a dormir, isso sim, era uma relutância sem fim…
Já parou para entender por que tanta resistência a ir dormir? Olha só como a criança é chantageada desde pequena:
“Nana nenem, 
que a cuca vem pegar, 
papai foi pra roça, 
mamãe foi trabalhar
…”
Peraí… como é que eu vou nanar desse jeito? A Cuca tá atrás de mim, e eu tô sozinho em casa… Socorro.
E logo vem o reforço…
“Boi, boi, boi
, boi da cara preta, 
pega este menino
 que tem medo de careta…”
Assim não dá! Quem vai conseguir descansar?
Reflexões folclóricas à parte, aqui fica uma dica prática, pra você que enfrenta esse tipo de problema:
• A maioria das crianças, quanto mais cansada está, mas elétrica fica. Ela está agitada, falando muito, dando voltas pela sala, arrastando o gato pela cauda…enfim, ela não entende que está cansada, e está acelerando ainda mais o ritmo pra conseguir ficar em pé. O ideal é você ir desacelerando a criança, umas três horas antes de ir pra cama. Isso significa um trabalho em equipe, todos tem que colaborar para que a batalha ante cama não aconteça todos os dias. Fazer a última refeição mais cedo, diminuir o barulho da televisão e o som das vozes, tirar do campo de visão os objetos que distraem (brinquedos, vídeo jogos, animais de estimação…), apagar aos poucos as luzes da casa, dar o leitinho quente antes de dormir, ler uma história que lhe agregue algo de valor moral, e pode até cantar uma musiquinha suave…mas por favor, deixe a Cuca e o Boi de fora!
P.S – eu ia falar das Fábulas, mas vai ficar pra outra semana, senão você é quem vai ficar com sono ☺.

Fonte: cristianecardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário