quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DICAS DE COMO ENCONTRAR UM MENTOR


LIDERANÇA
Fique atento à voz do Espiríto
Por: Marcelo Fraga

Dos sete relacionamentos de um líder que brilha, possivelmente o mais difícil é encontrar um mentor.  Se você está à procura dessa pessoa, os seguintes passos podem ajudar.  Coloque um asterisco na frente de cada passo que você gostaria de tomar.
1.      Ore, ouvindo a Deus.  Faça isso em cada passo a seguir também.
2.      Se auto-avalie para discernir se você tem algumas características que impedem que as pessoas queiram lhe mentorear.  Pode até perguntar para algumas pessoas de confiança sobre isso.  Procure eliminar quaisquer barreiras suas que impedem que um relacionamento de mentoria dê certo (Hendricks, cap. 4). Os obstáculos maiores em encontrar um mentor são internos.  “Procurar um mentor é semelhante a procurar um amor” (Hendricks, p. 59).
3.      Defina em que área você quer crescer ou desenvolver, sendo o mais específico possível.  Sem investir nessa tarefa, nem saberá a quem procurar como mentor (Hendricks, cap. 3 e págs 60-61).  Por exemplo, muitos entendem que ajuda ter um mentor profissional ou ministerial, e outro que lhe ajude quanto à sua vida espiritual, familiar, emocional e prioridades.
4.      Anote os nomes dos três melhores candidatos, sabendo que nenhum é perfeito e que pode precisar de uma pessoa que lhe ajude mais em sua vida pessoal, espiritual, emocional e conjugal e outra pessoa para ser um mentor ou líder na área ministerial.
5.      Priorize as pessoas na lista, quanto a quem você acha que poderia ser a mais indicada, segunda mais indicada e assim em diante.  Considere especialmente a facilidade que você teria para se encontrar com essa pessoa.
6.      Marque um encontro inicial com a primeira pessoa de sua lista, sem falar de mentoria para não assustá-la.  Leve uma lista de assuntos ou propostas nas quais gostaria de ter mais luz.  Se o encontro for bom, pergunte se poderia se encontrar de novo com ela em aproximadamente dois meses.  Se os próximos encontros também forem bons, pergunte se poderiam fazer isso regularmente, a cada dois meses.  Uma vez que os encontros estão andando bem, pode indicar que você considera essa pessoa como sua mentora.  Possivelmente poderia lhe dar um bom livro sobre mentoria, como o do Hendricks, para lhe ajudar crescer em sua habilidade de mentorear. 
7.      Durante cada encontro fique atento à voz do Espírito quanto a tarefas ou áreas que você deve trabalhar antes do próximo encontro.  Encerrando o encontro, ambos devem anotar as tarefas e você deve marcar a data de um próximo encontro.
8.      Normalmente cada encontro iniciará, após oração, com um repasse das tarefas que cada um deve haver anotado.  Até o final do encontro haverá novas tarefas. 
9.      Se com o passar do tempo você perceber que não está dando certo, procure outra pessoa em sua lista.  Continue buscando, até que Deus lhe conceda alguém que realmente corresponda.


Data: 10/5/2012 09:54:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário