quinta-feira, 26 de abril de 2012

Discipulado e as Escrituras


Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:18-20
Jesus enviou os seus primeiros discípulos para fazer discípulos.  Ele os mandou levar cada novo discípulo a se identificar publicamente com a obra e presença de Jesus e a obedecer cada ensino e mandamento de Jesus.
Leia os versículos de Mateus 28 mais uma vez.  Ficou claro para você que a medida do discipulado é Jesus e as ferramentas do discipulado são os seus mandamentos?  Se ficou claro, porque no discipulado raramente ficamos focados exclusivamente na presença de Jesus em nós e todos os seus mandamentos?
Considere estas perguntas....
"Quando você foi discipulado a ênfase foi a presença de Jesus em você pelo Espírito e a necessidade de obedecer cada um dos seus mandamentos?"
"No seu discipulado as Escrituras foram usadas lhe ajudar entrar na presença de  Jesus, vê-lo melhor e obedecê-lo?  Ou as Escrituras foram usadas para você ver melhor as próprias Escrituras?"
"Você foi ensinado a obedecer especificamente os mandamentos de Jesus ou obedecer igualmente todos os mandamentos Bíblicos de Genesis a Apocalipse?"
O fracasso no discipulado nos nossos dias vem do fato que não enfatizamos a perfeita presença de Jesus na vida do discípulo pelo Espírito e não ensinamos o novo convertido a obedecer especificamente os mandamentos de Jesus.
Quando defendemos a inspiração de todas as Escrituras contra os ataques que sempre vem, acabamos esquecendo de distinguir o que as Escrituras claramente distinguem que é a presença de Jesus e os seus mandamentos.  As Escrituras distinguem Jesus de tudo quem vem antes Dele e depois Dele.  E nós?  Fazemos o mesmo no discipulado?
As Escrituras distinguem Jesus e os seus ensinos e mandamentos porque Ele é o cumprimento de todo ensino Bíblico e mandamento Bíblico.  As Escrituras nos levam a presença de Jesus como a presença e palavra final.
No evangelho de João capítulo 5 encontramos um momento impressionante na vida de Jesus.  Um grupo de Fariseus (professores das Escrituras e da Lei) não crê em Jesus e não aceitam os seus ensinos ou mandamentos.  Eles afirmam que crêem nas Escrituras e que estão fielmente obedecendo cada mandamento.  Ouça como Jesus rejeita estudo Bíblico que não traz uma pessoa até Ele para ouvir e obedecê-lo.
E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. João 5:37-40
A Bíblia nunca pede que venhamos a substituir todo o seu conteúdo no lugar da pessoa toda de Jesus.  A Bíblia foi revelada e inspirada para nos focar na pessoa de Jesus e obedecer tudo que Ele ordena.  O que faz a Bíblia o livro mais lindo do universo é Jesus!
Se qualquer pessoa focar completamente na perfeita pessoa de Jesus com a intenção de obedecê-lo continuamente, esta pessoa verá Jesus em cada versículo da Bíblia.  Esta pessoa amará as Escrituras porque levou ela até a perfeita presença de Jesus para ouvir seu ensinos e mandamentos definitivos.  Sim, esta pessoa será um discípulo e não um fariseu.
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário