quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A BÊNÇÃO QUANDO E COMO DEUS QUER

Preletor: Ageo Silva

Precisamos deixar de lado nossos 'pontos de vista próprios e adotar o que Deus manda

Deus pode purificar o homem mais contaminado pelo pecado, através do poder regenerador do sangue de Jesus. As pessoas, geralmente, querem ser abençoados ou encontrar Deus em coisas palpáveis, materiais, visíveis. Mas, nem sempre é assim que acontece. A Igreja é um corpo, não um negócio; é um organismo, não uma organização; é o Corpo de Cristo na terra, não a Cabeça dEle.
O que aconteceu com o General Naamã é alguma coisa nessa linha. Se você tiver oportunidade, leia 2 Rs 5:1-19. O verso 1 descreve cinco virtudes de Naamã: 1. Era um militar bem sucedido (comandante do exército do rei da Síria); 2. Era oficial de confiança do rei; 3. Era homem de muito bom conceito; 4. Era útil à sua Pátria, pois lhe dera vitórias em várias guerras; 5. Era valente... PORÉM LEPROSO! A ênfase dada pela descrição a esta adversativa é excludente do valor das virtudes descritas. A lepra era o drama de sua vida e isto devia lhe trazer muito desgosto, muita amargura, muita tristeza em sua alma.
Numa das batalhas vencedoras contra Israel, os sírios levaram muitos "presos de guerra", os quais foram feitos seus escravos e serviçais. O verso 2 diz que "uma menina ficou a serviço da mulher de Naamã", em sua casa. Benditas as irmãs que trabalham como domésticas e que dão bom testemunho de Jesus, nas casas de suas patroas, especialmente na de incrédulas. A menina observava o drama do casal com a lepra do general Naamã... Quando houve uma oportunidade, "disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra.". (v.3) Destaquemos alguns pontos:
1. DE FATO, O PROBLEMA DE NAAMÃ ERA A LEPRA, E ELE QUERIA SER CURADO!
Homem especial diante do rei da Síria, porém leproso! Em seu íntimo, o mal pesava mais que suas virtudes. O leproso (morfético), em Israel, era impedido de ocupar posição de destaque na sociedade: tinha que ser confinado, banido do convívio social. O pecado faz algo semelhante em relação à comunhão do homem com Deus e o Seu reino. E o homem, muitas vezes, não percebe isso. Você tem quantas virtudes? Consegue enumerá-las? Saúde de ferro! Juventude exuberante! Inteligência rara! Beleza física invejável! Força de leão! Meiguice de princesa! Amizade fácil! Leal conselheiro! Bem empregado (bom salário)! Ótimo filho! Excelente pai de família! Um maridão! Bem sucedido!... Mas, pecador perdido (sem Cristo)! Igualmente, precisa livrar-se da lepra do pecado.
2. A POSSIBILIDADE DE CURA É SUGERIDA A NAAMÃ.
O vs.2 fala que "levaram uma menina cativa, que ficou a serviço da mulher de Naamã", e que, vendo o problema dentro da casa, deu testemunho a respeito do profeta, do Homem de Deus, das maravilhas, curas e milagres operados por intermédio dele, em Israel. A mensagem da menina provocou o interesse da esposa de Naamã, e esta incentivou seu marido a ir a Israel e procurar o profeta Eliseu. Afinal, seria mais uma tentativa... Não custava tanto. A informação da menina, porém, não foi bem compreendida: ela apontou que Deus estava operando através do profeta Eliseu em Samaria, e Naamã, orientado por seu rei, procurou o rei de Israel, que não tinha nada a ver com o assunto, chegando a indignar-se. É sempre assim. Aponta-se a solução em Jesus, e muitas pessoas estão preocupadas com religião. Vão para santos, para virgem Maria, para boas obras. Há situações em que um Homem verdadeiramente de Deus é mais importante para um País que seu próprio governante!
3. NAAMÃ RECEBEU A CURA MESMO ERRANDO SEU ALVO NA BUSCA.
É a misericórdia de Deus a causa de não sermos consumidos. Naamã deu tanto fora, cometeu tantos erros antes de ser curado, abençoado por Deus:
a) Errou quanto ao preço da bênção de sua cura. Preocupou-se em levar presentes para pagar sua cura, 90 kg de ouro, 440 kg de prata e 10 vestidos para festas; 
b) Errou quanto à pessoa que seria capaz de abençoá-lo. Chegando em Israel, foi ao rei e não ao profeta, ao homem de Deus. Você já pensou se um leproso, de fora da cidade de São Paulo, sabendo que Deus está operando maravilhas através de um de seus servos, viesse aqui e procurasse a prefeita Marta Suplicy? Ela encaminharia para o SUS...Misericórdia! Muitas vezes dizemos às pessoas: Você precisa de Cristo como seu salvador! A pessoa pondera: "Eu tenho ido à Igreja!"; 
c) Errou quanto ao espírito: foi com orgulho no coração, ao invés de ir com humildade (v.11 e 12). Foi com religiosidade ao invés de fé: "Por-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso."; 
d) Errou quanto ao lugar: o orgulho nacional fez-lhe preferir os rios da Síria (Abana e Farfar) ao rio Jordão (v.12). Desprezou as águas do rio Jordão, desprezou o tamanho e a importância do rio Jordão.
Naamã, porém, ACERTOU em ouvir a voz do bom senso dos conselheiros leais, companheiros de viagem (v.13): foi persuadido por eles, obedeceu e recebeu a bênção da maneira como foi orientado com tanta simplicidade e unção.
4. NAAMÃ ACHOU QUE DEVERIA PAGAR PELA SUA CURA.
É desejo natural e correto ser agradecido por algum favor recebido de alguém. Naamã precisava compreender que a Salvação (a cura) é de graça, pela graça mediante a fé, e que o verdadeiro homem de Deus não é motivado pelo interesse próprio ou monetário. A glória pertence só a Deus, porque Deus não divide a Sua glória com ninguém. Geazi, auxiliar do profeta Eliseu, correu atrás da caravana e disse que aceitaria os presentes recusados pelo profeta. Naamã os deu a Geazi, e a mão do Senhor pesou sobre Geazi, que ficou totalmente leproso, assim que se deparou com o profeta Eliseu e teve sua atitude ambiciosa revelada. "Belo papelão!".
Queridos, a cura da alma, de nossos pecados, está só em Jesus! Precisamos deixar de lado nossos "pontos de vista próprios", e adotar o que Deus pensa e manda a nosso respeito. Precisamos deixar o orgulho de lado, que pode impedir-nos de receber o que Deus tem para nos dar, e humilharmo-nos diante do Todo-Poderoso! Precisamos ouvir mais os conselhos daqueles que estão à nossa volta, mesmo em condição subalterna, pois Deus pode usá-los para falar conosco e nos abençoar.

Data: 4/10/2011 10:54:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário