Gálatas 5.16-18 – “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.”
A promessa que estes versículos expressam é que uma pessoa pode ser livre da carne se andar no Espírito. Que possibilidade sensacional!
Nós, que temos travado uma batalha contra a carne, achamos esperança nestes versículos, mas também encontramos uma dúvida: O que significa ‘andar no Espírito’?
Eu creio que ‘andar no Espírito’ significa aprender a me relacionar continuamente com a abundância da perfeita presença de Jesus em mim, pelo Espírito Santo.
Significa que preciso relacionar tudo que acontece comigo, a todo tempo, com a perfeição de Cristo que habita em mim. Quando relaciono tudo com Cristo em mim pelo Espírito, eu começo a andar sincronizado com os alvos e com o ritmo de Deus em Cristo. Assim, eu ando pelo Espírito.
O Espírito Santo está em mim para tornar a minha vida o mais sincronizado e sintonizado possível com a vida de Jesus. O Espírito reparte comigo tudo que Jesus é, e tudo que Jesus tem, para eu poder viver os seus alvos no ritmo certo. Nas 24 horas do dia, nos 7 dias da semana e momento a momento o Espírito Santo me alinhará aos alvos e ritmos perfeitos da vida de Jesus.
O Espírito anda comigo até que eu possa dizer: “Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”
Imagine que você decide andar um dia inteiro com alguém. Esta pessoa concorda com seu desejo de acompanhá-la por um dia, mas insiste que você entenda que ela já tem uma agenda decidida e um ritmo que combina com estes compromissos. Você então aceita as suas condições dos alvos e seu ritmo.
No início é fácil, mas durante o dia você começa a perceber um enorme desejo de abandonar os alvos e o ritmo dela. Você quer satisfazer seu desejo e andar num outro ritmo. Então você percebe que andar com alguém, aceitando seu ritmo e seus alvos, significa uma escolha contínua com ajustes contínuos. Será que vale a pena?
Foi desta maneira que Jesus andou com o Pai durante todo o seu tempo entre nós. Valeu a pena!
Nós vimos a glória de Deus em Jesus, cheio de graça e verdade, porque Ele sempre fez o que o Pai pediu. Ele viveu, 24 x 7 e momento a momento, os alvos e o ritmo do amor do Pai. Assim ele disse: “Quem me vê, vê ao Pai.”
Ou andamos no Espírito, ou andamos na carne. Ou vivemos os alvos e o ritmo de Deus em Jesus pelo Espírito, ou vivemos os nossos alvos e ritmo. Em todo momento, estamos andando na carne ou no Espírito.
Eventualmente fica bem evidente dentro de mim se estou no Espírito ou na carne. O fruto simplesmente não mente. Os alvos e o ritmo da carne e de Jesus são bem diferentes!
Se você quiser andar no Espírito não é complicado. Diga a Jesus, que habita em você, que você deseja andar no Seu ritmo e nos Seus alvos, pelo Espírito Santo. O Espírito vai andar com você a cada momento, até que você possa viver os alvos de Jesus e no ritmo perfeito Dele em você.
Se você percebe que parou de andar no Espírito, pare e diga: “Jesus, sou somente Seu.” Então, volte a andar no Espírito.
Andar nos alvos e no ritmo do amor de Deus em Jesus é ser uma pessoa espiritual. Que lindos alvos Jesus tem! Que perfeito ritmo Ele tem! Que fruto lindo aparece quando andamos no Espírito!
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer
Presidente do Ministério Permanecer
Nenhum comentário:
Postar um comentário