União da Mocidade da Assembléia de Deus em Taboão da Serra do Ministério do Belém - Setor 45.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Por que existem orações que Deus não responde?
Por que existem orações que não são respondidas por Deus? Esta pergunta envolve dois aspectos extremamente complexos, a saber, nossos pedidos de oração e a forma como Deus age. Não pretendo nesta resposta entender o porquê ou como Deus responde às nossas orações. Minha experiência pessoal me fez experimentar respostas parciais, respostas totais, e também "não-respostas".
Se alguém tem uma definição simplista de que a oração é uma espécie de "transação comercial", onde uma pessoa coloca suas requisições e Deus as atende, então esta pessoa está com uma definição equivocada do que é a oração. A essência da oração é criar uma proximidade maior com Deus gerando um relacionamento com Ele. Se Deus irá atender aos seus pedidos completamente ou não, ou mesmo parcialmente, isto já é determinado por Deus levando em conta como isto irá ajudá-lo(a) a crescer neste relacionamento.
Partindo deste princípio podemos entender que toda oração é sempre respondida, mesmo quando não é. Eu explico! Muitas vezes um não pode significar na verdade, um "ainda não". Nosso propósito é desenvolver nossa capacidade humana em Deus, e usar este potencial para transformar o mundo. A oração nos aperfeiçoa, como instrumentos divinos para o mundo. Através da nossa oração, somos modificados, provocados, e até confrontados com nossa vontade e a vontade de Deus, até que alcancemos a forma que Deus espera de nós.
Obviamente todos gostaríamos que nossas orações fossem sempre respondidas de maneira positiva por Deus, entretanto essa não seria a melhor resposta para as nossas orações. Muitas vezes a coisa correta a se fazer, nem sempre é a mais fácil. Um pai quando é sábio, sabe dizer não à um filho, para proporcionar o que é benéfico para ele a longo prazo. Quantos de nós já ouvimos um "não", onde naquela hora nos pareceu terrível, mas depois vimos que aquilo era o melhor a ser feito.
Mas, que lição podemos tirar de orações NÃO respondidas? Como disse no começo, a vida é complexa e Deus é eterno, olhando sempre a nossa vida com perspectivas diferentes das nossas. Se as orações são um meio de aperfeiçoar nossa espiritualidade, então a oração que Deus não responde pode na verdade possuir um significado mais profundo do que um simples "sim" ou "não". Eu exemplifico isso no texto abaixo:
"Pedi forças e Deus enviou dificuldades para me fazer forte.
Pedi sabedoria e Deus me deu problemas para resolver.
Pedi prosperidade e Deus me deu músculos e cérebro para trabalhar.
Pedi coragem e Deus mandou perigos para superar.
Pedi amor e Deus me enviou pessoas com problemas para ajudar.
Pedi favores e Deus me deu oportunidades.
Não recebi nada do que pedi, mas recebi tudo de que realmente precisava"
Fonte: http://www.guiame.com.br/v4/blog_bruno/111870-1608-Por-que-existem-ora-es-que-Deus-n-o-responde-.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário