quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LIDERANÇA ENTRE AS ADVERSIDADES


LIDERANÇA
LIDERANÇA ENTRE AS ADVERSIDADES É diferente servir em uma igreja estruturada e em um igreja na favela
Por: Nivaldo Filho

Falar sobre liderança sempre é difícil, porque a liderança não envolve só as teorias que são pertinentes na arte de liderar, tem a ver com o caráter e a personalidade de quem lidera, o conhecimento adquirido com o tempo e o coração que se dispõe a liderar, principalmente quando se trata de servir ao próximo. Servir ao próximo é servir quem está precisando, servir a todos e servir a Jesus, mas principalmente, servir a Jesus.

Servir em uma comunidade/ministério quando esta é uma igreja bem localizada, estruturada é diferente de servir a Deus em uma favela ou até mesmo em um contexto de extrema miséria. Servir em um contexto de necessidades humanas latentes é protagonizar na história a mesma dimensão social que o nosso Senhor Jesus viveu e protagonizou: o de ir onde às pessoas estão, incluindo sua salvação a todos.

É presenciar na íntegra suas dificuldades, é cheirar o esgoto que passa em frente à casa, é ver que sua dispensa está vazia, é observar e acompanhar uma família desestruturada, é ver o desemprego que tira toda e qualquer perspectiva de vida, é sentir a dor e o vazio que assola o coração do homem, é poder ver de perto a miséria do seu semelhante e perceber que embora com alguns ou muitos problemas, levamos uma vida bem melhor do que as de muitos brasileiros que são nossos irmãos de pátria e que vive uma vida sofrida e angustiante.

Liderar não é só conhecer técnicas apuradas para motivar seus liderados, realizar excelentes atividades e eventos, liderar também é se importar com o outro é andar com pessoas e ajudá-las a elaborar melhor suas vidas, é poder servir com o seu tempo, com seu dinheiro, com seu carro, telefone ou simplesmente com seus ouvidos e coração. Ouvir o lamento de um necessitado, e nos mobilizarmos em fazer algo para melhorar a vida desse ser humano à imagem e semelhança de Deus, mesmo que esse algo seja orar e ensiná-las a Palavra de Deus. Sim, porque quando oramos e ensinamos a palavra, conspiramos contra as trevas e apontamos outro caminho que é o de conhecer o verdadeiro Deus, Cristo Jesus.

Quando usamos a inteligência que Deus nos deu para capacitar e mobilizar pessoas, capitanear recursos humanos e materiais, contribuímos para a realidade de pessoas desesperançosas de ajuda, contribuímos para colocar ordem no caos.

Portanto liderar é ir a frente e é andar ao lado de quem nós servimos. Essa tem sido a mensagem da cruz e da Igreja ao longo da história do cristianismo, buscando levantar líderes que tenham não só um sonho, mas também o compromisso de mudar a realidade a sua volta e de conspirarem contra toda a impiedade e desigualdade seja ela em que nível for como bem diz Helena Eurípedes: "Os Caminhos de Deus são complexos e é difícil predizê-los. Ele move as peças e, de alguma maneira, elas ficam em ordem".

Como cristão e cidadão do céu e da terra poder ajudar nessa conspiração não é só um prazer, mas também um dever espiritual e social. É ter o privilégio, na sua história, de contribuir para o engrandecimento do Reino e sua expansão.
Data: 18/6/2012 08:54:02

Fonte: Creio

Nenhum comentário:

Postar um comentário