quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Expectativas e Competências


 
Muitos anos atrás li um livro chamado "O Princípio de Pedro".  Este princípio foi descoberto por um professor que viu em suas pesquisas que um empregado que tem competência alta numa função dentro de uma companhia corre o risco de ser promovido para um novo cargo onde não tem competência. Segundo a pesquisa, se isto acontecer o empregado teria uma chance alta de perder o seu emprego.

O professor que descobriu esta tendência aconselhou todas as pessoas trabalhando em firmas de descobrir o seu nível de competência para não falhar na área das expectativas da companhia. Ele ensinou que ser promovido além das suas competências sairia muito caro.

Em qualquer relacionamento é de alta importância saber medir expectativas e competências dos dois lados do relacionamento.  Se as expectativas não ficam bem claras e explicadas, acontece o estresse. Se as competências necessárias não existem, acontece o estresse. Se existe expectativas corretas e claras e competências necessárias e eficientes o relacionamento tem boa perspectiva de satisfação a longo prazo.

Agora, vamos pensar de expectativas e competências numa escala universal entre o Criador e a humanidade. Jesus entre nós é Deus revelando todas as expectativas que Ele tem da humanidade. Jesus é, também, um exemplo perfeito do tipo de competência humana que Deus aceita para manter um relacionamento sem estresse com a humanidade.  Deus não aceitará qualquer competência menor que a que Jesus manifestou. Deus somente aceitará no seu reino pessoas tão competentes quanto Jesus.

Do nosso lado humano deste relacionamento com o Criador nós precisamos olhar para Jesus e decidir se queremos ou não adquirir a competência que Ele tem. Queremos realmente ser seres humanos como Jesus? Podemos ser como Ele é? Se não quisermos ser como Jesus não devemos entrar neste relacionamento com expectativas tão altas entre Criador e ser humano. Se Jesus não oferece a nós a sua competência não devemos entrar neste relacionamento.

Pensando nesta escala universal, Jesus é a medida e a fonte de tudo que Deus espera. Em Jesus o Criador recebe tudo que Ele espera da humanidade. Em Jesus nós podemos receber todas as competências que nós queremos e precisamos. Em Jesus o Criador e humanidade podem viver em paz para toda a eternidade. Jesus se torna quem satisfaz a expectativa Divina da humanidade e oferece as competências que a humanidade precisa para viver este relacionamento.

Pela primeira vez na história da humanidade desde o primeiro Adão, Deus uniu em Jesus (o último Adão) expectativas e competências.  Agora em Jesus não tem nenhuma barreira entre Deus e a humanidade. É somente receber Jesus e recebemos as expectativas e as competências deste relacionamento eterno.

São boas novas mesmo! Em Jesus podemos cumprir todas as expectativas e nos tornar competente "Filhos de Deus."
 
Romanos 8:1 "Portanto, agora já não ha condenação para os que estão em Cristo Jesus"
João 1:10-13  "Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus."

 
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário