terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um Confronto Necessário


 
"Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.  Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?" Gálatas 2.11-14

Pessoalmente não gosto de confrontos e não gosto de confrontar outras pessoas. Prefiro evitar o confronto. Mas existem momentos quando o amor exige confrontos.
 
O Apóstolo Paulo viu nas ações do Apóstolo Pedro um comportamento que criou um momento de um confronto necessário. O Paulo não podia simplesmente ignorar o que estava acontecendo. Ele amava a igreja de Cristo e ele amava o seu irmão Pedro.

O que o Paulo viu e o Pedro não conseguiu ver era a destruição da igualdade na igreja em Gálatas. Pedro mudou o seu comportamento normal quando chegaram judeus na igreja que era formada de muitos discípulos gentios. Para preservar a integridade da mensagem do evangelho e ajudar Pedro a ver o que ele não estava vendo, Paulo o confrontou. Paulo queria que Pedro visse que a igreja sem igualdade não é mais a igreja de Cristo.

Vejo nesta história uma lição valiosa. Existe uma diferença entre fazer o mal porque queremos fazer e fazer o mal porque realmente não vemos o mal que fazemos. Se eu vejo alguém fazendo algo destrutivo para ela e contra o que ela mesma representa e ama, eu entendo que chegou a hora de alguém confronta-la. Ainda existe esperança se ela não vê o que está fazendo e se ela for confrontada com amor.

Se uma pessoa faz o mal vendo claramente o que ela está fazendo a confrontação não vai ajuda-la. Ela somente vai endurecer no mal que faz.

Tive algumas confrontações necessárias na minha vida.  Às vezes era eu que precisava ser confrontado. Graças a Deus agora eu vejo o que não vi porque alguém achou necessário me confrontar. Às vezes eu achei necessário confrontar alguém porque o meu amor para ela e para o que ela representava superou o meu desgosto de confrontos.

Se você vê alguém destruindo o que ela representa e ama, a hora de um confronto necessário chegou. Pergunte para Jesus se você é a pessoa escolhida para este confronto necessário.
 
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário