“’quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?’ Nós, porém, temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2.16
Jesus foi o único ser humano que usou perfeitamente sua mente da forma que Deus criou a mente humana para ser usada. Jesus não a desperdiçou. Ele usou sua mente para viver perfeitamente os propósitos de Deus, e assim, ele viveu a vida cristã.
Infelizmente nós, como discípulos, desperdiçamos a mente de Cristo. Desperdiçamos a Sua mente porque não cremos verdadeiramente que a possuímos. Cremos que alguns professores bíblicos têm a mente de Cristo, mas quando pensamos em nós mesmos, pensamos que temos muito pouco dela.
Quantas crianças crescem sem receber encorajamento para usar o DNA que receberam de seus pais? Elas nem sabem que existe algo chamado DNA. Quantos jovens se deixam ser levados para caminhos errados e assim viver vidas medíocres porque não sabem o potencial que tem para fazer muito mais? Eles sequer sabem que tem potencial. Quantos discípulos de Jesus nunca pensam com a mente de Cristo para viver a vida cristã? Eles nem mesmo sabem que tem a mente de Cristo.
Eu desperdicei a mente de Cristo durante anos da minha vida. Somente em tempos recentes tenho percebido mais o que significa ter a mente de Cristo. Somente nos últimos anos tenho compreendido como ter a mente de Cristo me permite realmente viver a vida de Jesus como a minha vida.
“porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Filipenses 1.21
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2.20
Ter a mente de Cristo significa que posso, literalmente, pensar com Jesus sobre tudo que está acontecendo comigo momento a momento. Se alguém tem uma mente então ele pode pensar com aquela mente. Se não conseguimos pensar com a mente, então não a temos.
Jesus habita em mim através do Espírito Santo e ele está disposto a pensar comigo. Ele está disposto a me comunicar seus pensamentos sobre minha realidade momento a momento. Assim a realidade que considero com os pensamentos de Jesus se torna “nossa realidade”ao invés de somente “minha realidade”.
Pensando com a mente de Cristo, eu começo a viver a vida de Jesus na minha realidade. Somos um.
Eu sei que tudo isto soa muito estranho. Creio que a primeira vez que alguém ouve que tem o DNA dos seus pais como sendo seu DNA soa muito estranho, mas é a verdade. Somos biologicamente o que o DNA dos nossos pais nos permite ser.
Tendo a mente de Cristo através do Espírito Santo eu recebo de graça a mente que já viveu a vida cristã perfeitamente. Não posso pensar a vida cristã usando minha mente. Eu preciso pensar com Jesus para pensar a vida cristã e viver a vida cristã. Sem ele nada posso fazer. Inclusive pensar sobre a vida cristã.
Todo discípulo tem a mente de Cristo. Todo discípulo pode receber momento a momento os pensamentos de Jesus para viver a vida Dele em suas circunstâncias diárias.
Tenho feito muitas experiências com congregações de discípulos e com muitos indivíduos para provar que todos têm a mente de Cristo. Primeiramente, faço que imaginem uma situação de grande desafio ou de grande conflito relacional. Enquanto eles pensam neste tipo de circunstância que descrevo, eu peço que perguntem pra Jesus o que devem concluir ou fazer.
Jesus, o que devo fazer do desafio? Jesus, devo ter medo? Jesus, devo atacar quem me ataca?
É impressionante como todos já sabem o que Jesus pensa. Talvez as pessoas não queiram agir como Jesus pensa, mas todas sabem o que ele pensa.
Quando faço estas experiências com pessoas, fico chocado. Se você fizer esta mesma experiência agora mesmo em suas situações pessoais sei que você irá saber se Jesus quer que você desista, tenha medo ou ataque seu inimigo. Você tem a mente de Cristo.
Não desperdice a mente de Cristo. Valorize a mente de Cristo porque somente pensando com Ele você pode viver a vida Dele.
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer
Nenhum comentário:
Postar um comentário