quarta-feira, 31 de agosto de 2011

LUTA DE DEUS NA SALVAÇÃO DE UM HOMEM

Preletor: Hernandes Dias Lopes Nunca devemos desistir da conversão de qualquer pessoa
Referência: Daniel 4.1-37
1. A graça de Deus é soberana. O chamado de Deus é irresistível. Este texto nos mostra a luta de Deus na salvação de Nabucodonosor. Deus move os céus e a terra para levar este soberbo rei à conversão.
2. O livro de Daniel não apenas nos mostra a soberania de Deus na história, revelando que o seu Reino domina sobre tudo e todos, mas Deus também é soberano na salvação de cada pessoa.
3. Vejamos algumas lições:

I. AS INICIATIVAS DE DEUS PARA ALCANÇAR UM HOMEM

1. Colocou pessoas crentes em sua companhia (Capítulo 1) – No palácio de Nabucodonosor estavam Daniel e seus três amigos. Eles eram jovens crentes, fiéis e cheios da graça de Deus. Mas o convívio com pessoas crentes, por si só, não converte ninguém, ainda que sejam crentes excepcionais como aqueles quatro jovens (Dn 1:21).

2. Mostrou para ele que só o Reino de Cristo é eterno (Capítulo 2) – Nabucodonosor permanece ainda pagão. Está atribulado por causa do seu sonho. Está furioso com os sábios que não conseguem decifrar o seu sonho. Mandou matá-los. Só um homem sem Deus pode agir assim. Daniel falou-lhe acerca do Reino de Deus que viria e que jamais seria destruído. Nabucodonosor foi levado a contemplar a ruína de sua religião e a confessar que Deus é o Deus dos deuses (Dn 2:47). Ele ficou impressionado, reconheceu que Deus existe, chegou a reconhecer que o Senhor é o maior de todos os deuses. Mas ele não se converteu. Logo no capítulo 3 esquece de sua confissão.

3. Mostrou para ele que só Deus liberta (Capítulo 3) – Agora Nabucodonosor fez uma hedionda estátua, representando ele mesmo, e ordenou para que todos a adorassem. Perdeu sua convicção anterior que Deus é o Deus dos deuses. Agiu em direta contradição às verdades que recentemente confessara. As palavras de sua boca não alcançaram o seu coração. HOJE ISTO SE REPETE – Muita gente fica impressionada. A verdade as cativa e entusiasma. Ficam inquietas com o que ouvem. Mas não dão lugar ao Evangelho. Era esta a condição de Nabucodonosor no capítulo 3. Sua fúria de homem não convertido levou-o a jogar os três jovens na fornalha acesa. Ele teve o testemunho de fidelidade desses jovens. Ele teve a visão do Filho de Deus pré-encarnado andando na fornalha. Ele mais uma vez confessa que não há Deus que liberta como o Deus daqueles jovens. MAS DEUS É O DEUS DE MESAQUE, SADRAQUE E ABEDE NEGO E NÃO O SEU DEUS PESSOAL. Hoje, talve, Deus é o Deus da sua esposa, de seus pais, mas não é o seu Deus pessoal. Você sabe que Deus livra, salva, liberta, mas você ainda não está comprometido com ele.

4. Mostrou para ele que só o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens (Capítulo 4) – Os versos 17, 25, 32 revelam a última ação de Deus para quebrar as resistências de Nabucodonosor. Deus levou esse homem à loucura para converter o seu coração.

II. A REVELAÇÃO DE DEUS PARA ALCANÇAR UM HOMEM

1. O sonho perturbador – v. 10-18
• Uma árvore no meio da terra, cuja altura chegava ao céu e era vista até aos confins da terra. Havia nela sustento para todos e todos os seres viventes se mantinham dela. Um santo que descia do céu deu ordens para derribar a árvore e afugentar todos os animais. Mas a cepa com as raízes deviam ser deixada para ser molhada pelo orvalho do céu até que passasse sobre ela sete tempos.
• O sonho do rei tem uma aplicação pessoal clara, daí o seu temor. A mensagem central do sonho não era enigmática (v. 17).

2. A interpretação corajosa – v. 19-27
• A árvore frondosa, que cresceu, tornou-se notória, grande, poderosa, explêndida era o próprio rei (v. 22).
• A ordem para cortar a árvore vem do céu, como um decreto do Deus Altíssimo. O significado é que o rei será expulso de entre os homens para morar com os animais do campo como um bicho até que reconheça que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens (v. 25).
• Depois que o rei passar pela humilhação e quebrantamento, Deus mesmo vai restaurá-lo.

3. O cumprimento fiel – v. 28-33
• Tudo o que Daniel falou para o rei aconteceu literalmente. Nabucodonosor em vez de se humilhar, não atendeu a mais este alerta de Deus e por isso foi arrancado do trono, expulso de entre os homens para viver como um animal do campo.

III. A SOBERANIA DE DEUS PARA SALVAR UM HOMEM

1. A paciência generosa de Deus – v. 29
• Deus não derrama o seu juízo antes de chamar ao arrependimento. Deus deu doze meses para Nabucodonosor se arrepender. Deus também tem lhe falado. Ele não quer que você pereça. Ele tem lhe dado muitas oportunidades. Noé pregou durante 120 anos. Sodoma tive o testemunho de Ló. Jerusalém antes de ser levada cativa ouviu o brado dos profetas que a convocou ao arrependimento. Hoje, Deus está lhe dando mais uma chance. Cada dia é um dia de graça. É mais uma chance que Deus lhe dá.

2. A dureza do homem que rejeita ouvir a voz de Deus – v. 4,29
a) Feliz e calmo passeando no palácio a despeito do solene aviso de Deus (v. 29) – Ah! Se você pudesse perceber o perigo que se encontra a sua alma, você cairia com o rosto em terra. Você gritaria por socorro. O inferno está com a boca aberta. Há um abismo debaixo dos seus pés. Os demônios querem levá-lo à perdição. O tempo é de emergência e não de folguedo.
b) Ele exalta-se em vez de dar glória a Deus (v. 30) – “Eu edifiquei”, “com o meu grande poder”, “para a glória da minha majestade”. Ele era a causa, o meio e a finalidade de tudo que acontecia no seu reino. Tudo girava em torno da realeza imperial. A soberba precede a ruína. A auto-exaltação torna o homem cego e tolo e endurecido.
c) A prosperidade não é garantia contra a adversidade – A Babilônia era a cidade mais rica e poderosa do mundo. Ela tinha 96 Km de muros com 25 metros de largura, 25 portões de cobre. Uma imagem de Marduque no grande templo com 22.500 kg de ouro. Nabucodonosor era rei de reis, um grande conquistador e construtor. A cidade estava cheia de prédios, palácios e templos. Lá estava os JARDINS SUSPENSOS, uma das sete maravilhas do mundo antigo, construído para a sua esposa, uma princesa da Média, que sentia falta das montanhas de sua terra natal. Ele era um homem que tinha poder, riqueza e fama. Seu reino era glorioso e extenso. Mas as nações são para Deus como um pingo, como um pó, como um vácuo, como nada. O rei cairia, Babilônia cairia. Só o Reino de Deus é eterno.

3. A humilhação do homem impenitente – v. 31-33
a) Vem do céu (v. 31) – Quando o homem não escuta a voz da graça, ouve a trombeta do juízo. Deus abriu para o rei a porta da esperança e do arrependimento. Ele não entrou, então Deus o empurrou para o corredor do juízo. Deus o humilhou. O poder e a prosperidade sem o temor de Deus pode intoxicar a alma (Dt 18:11-18). O orgulho é algo abominável para Deus. Deus resiste ao soberbo. O processo de quebrantamento do homem vem do céu.
b) É repentina (v. 31,33) – A paciência de Deus tem limite. O cálice da ira de Deus se enche. Chega um ponto que Deus diz: Basta! “Falava ele ainda…”.
c) É terrível (v. 32,33) – O rei ficou louco. Deus o fez descer ao fundo do poço. Deus tirou o seu entendimento. Deu-lhe um coração de animal. Seu cabelo cresceu como penas de águia. Suas unhas cresceram como as das aves. Vivia como animal no campo, comendo capim, pastando no meio dos bois. Sua doença era chamada de Insânia Zoantrópica ou Licantropia ou Boantropia – considerar-se um animal, agir como um animal. Deus colocou o homem mais poderoso do mundo no meio dos bois. Deus golpeou seu orgulho para levá-lo à conversão. Ele passou a comer capim, a rolar no chão com os cascos crescidos. O todo poderoso Nabucodonosor virou bicho. Foi pastar.
d) É irremediável (v. 32,33) – Ninguém pôde ajudá-lo, mesmo ele sendo o homem mais rico e mais poderoso da terra.
e) É proposital (v. 27) – 1) É cheia de esperança (v. 26,32); 2) Não é vingança; 3) Visa o arrependimento (v. 27). Deus o mandou comer capim para não o mandar para o inferno. Essa é a eleição da graça, que leva o homem ao fundo do poço e depois o tira de lá. O mesmo Deus não fez com BELSAZAR que foi condenado inapelavelmente. HERODES, por não dar glória a Deus foi comido de vermes. O Deus que fére é o Deus que cura. O que humilha, também exalta.

4. A conversão do homem quebrantado – v. 34-37
• Como Deus operou a conversão de Nabucodonosor? Não foi exaltando-o, mas o humilhando. É assim que Deus converte as pessoas. Quem não se fizer como criança, não pode entrar no Reino de Deus.
• Primeiro o homem precisa ser confrontado com o seu pecado. Precisa saber que está perdido. Primeiro a lei o condena e o leva ao pó. Precisa reconhecer sua indignidade. No céu só entra gente quebrantada.
• Nabucodonosor via a glória da sua cidade. Ele tocava trombeta para si mesmo. Gostava de viver sob as luzes da ribalta. Aplaudia a sua própria glória. Deus, então, o humilhou. Jogou-o no pó. Mandou-o para o pasto comer grama. Tirou suas roupas palacianas e molhou o seu corpo com o orvalho do céu. Suas unhas esmaltadas viraram casco. Exemplo: Manassés.
• A conversão de Nabucodonosor pode ser vista através de quatro evidências:

a) Ele glorifica a Deus (V. 34) – Agora, ele olha para o céu, para cima (v. 34). A nossa vida sempre segue a direção do nosso olhar. Até agora ele só olhava para baixo, para a terra. Como aquele rico insensato que construiu só para esta vida e Deus o chamou de LOUCO. Muitos levantam os olhos tarde demais como o RICO que desprezou Lázaro. Ele levantou seus olhos, mas já estava no inferno.
b) Ele confessa a soberania de Deus (v. 35) –
c) Ele testemunha sua restauração (v. 36) –
d) Ele adora a Deus (v. 37).

CONCLUSÃO – Três lições práticas

1. Nunca devemos desistir da conversão de qualquer pessoa
• Aquele que arruinou Jerusalém, que destruiu o templo, que carregou os vasos sagrados, que esmagou a cidade, que levou cativo o povo, que adorava deuses falsos e era cheio de orgulho foi convertido.
• Aquele que manda matar seus próprios feiticeiros e também jogar na fornalha os filhos de Deus. Aquele que exige adoração à sua pessoa e força as pessoas a adorarem falsos deuses. Aquele que era o homem mais poderoso do mundo – SE esse homem foi convertido, podemos crer que não há conversão impossível para Deus.
• Creia na conversão do ateu, do agnóstico, do cínico, do apático, do blasfemo, do feiticeiro, do idólatra, do viciado, da prostituta, do homossexual, do drogado, do assassino, do presidiário, do político, do universitário, do patrão, do cônjuge, do filho, dos pais. Creia! Evangelize! O Deus que salva está no trono.

2. A razão porque você ainda não se converteu é porque você ainda não está suficientememnte quebrantado
• Você tem um elevado conceito de si mesmo. Você é muito orgulhoso para se prostrar. Acha-se muito importante ou bom para se humilhar.
• Mas é o publicano que bate no peito e chora pelos seus pecados que desce justificado. O grande perseguidor da igreja, Saulo de Tarso, só é convertido quando Jesus o joga no chão e ele cego, humilde se volta para Jesus quebrantado.
• Jesus não veio chamar justos, mas pecadores. Não veio cura os que se julgam sãos, mas o que reconhecem que são doentes e carentes.

3. Quem reluta em se prostrar vai ser quebrantado ou vai perecer eternamente
• Deus poderia tornar qualquer pessoa louca. Quem sabe como Deus reagirá à sua constante rejeição, a despeito das constantes advertências.
• Deus pode quebrar você sem que haja cura (Pv 29:1).
• Se Deus tornar você louco sem lhe restaurar, como você clamará por sua misericórdia? Se ele chamar você agora, que desculpas você lhe daria?
• Deus não despreza o coração quebrantado (Sl 51:17).
• Erga seus olhos ao céu enquanto é tempo. O homem rico o fez tarde demais. O tempo de Deus é agora. É melhor ser quebrado por Deus agora do que perecer eternamente no inferno. Reconheça hoje também a soberania de Deus na sua vida e volte-se para o Senhor!

Fonte: http://www.creio.com.br/2008/mensagens01.asp?noticia=844

VENCENDO O MEU LADO RUIM...



Não fui compreendido,
Não fui ouvido,
Não fui perguntado,
Sozinho, calado, sofrido,
Aceitei ser perseguido...

No silêncio da alma,
Perdeu-se a calma,
Pensamentos que brigam,
que xingam e que choram,

Preferi o silêncio,
Renunciei o meu “eu”,
Não condeno, não julgo,
Não acuso, não agrido...
Vale o sacrifício para continuar
sendo amigo...

Meu lado ruim,
Fustiga, quer briga, intriga,
Não deixo, não quero, espero,
A raiva passou, cansou, desarmou,
No silêncio da alma,
Voltou reinar a calma...

Não nego, não minto, eu sei,
Tive vontade, desejo e pensei,
Agressão, palavrão, maldição,
Mas controlei, abafei e não deixei,

Sou dono das escolhas que faço,
Escolhi não abrir a porta,
Preso o mal continuou,
Lado ruim, lado malvado, lado dominado...

Quem domina o seu “eu maldoso”,
Nunca será destruído pelos ressentimentos!!!

http://familiaegraca.blogspot.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Empresa cria novo jogo para Facebook baseado em história de Moisés



    A empresa Hexify desenvolveu um jogo cristão para o Facebook, chamado de “Journey of Moses” (A Viagem de Moisés), o aplicativo baseado na Bíblia mostra as etapas da vida do personagem, desde quando ele foi recolhido do rio dentro de uma cesta até quando libertou os hebreus do Egito.
    A ideia da empresa é cobrir o vazio da falta de jogos cristãos na internet. O jogo começa com um jovem chamado Moisés, que prepara sua visita com Faraó, mas antes de se reunir com ele, precisa escolher roupas adequadas. Então os usuários do Facebook seguem o profeta nos momentos mais importantes de acordo com a Bíblia.
    Assim como nos outros jogos da rede social é necessário convidar amigos para te ajudarem nessa missão, pois o processo do jogo vai depender dos teus amigos do Facebook para poder desbloquear algumas etapas do jogo.
   “Temos tido cuidado de aderir a mensagem bíblica e conseguir que os jogadores sintam o espírito da história”, disse o conselheiro da Hexify, Brent Dusing, ao Christian Post.
Data: 19/8/2011 08:25:00
Fonte: Gospe Prime

1ª Semana - Efésios 4:32 - Deus tem um plano para a família ser bem sucedida

E-mail Imprimir

Texto Chave:
"Antes sede uns para os outros benignos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou". (Ef. 4:32)
Objetivo da Lição:
Deus criou a família como a unidade padrão da sociedade por isso o sucesso e a felicidade na vida familiar dependem de reconhecermos essa verdade e pedirmos a Deus ajuda diária.
Pontos a Enfatizar:
a) Deus instituiu a família como a célula básica da sociedade (Gn. 2:18-24)
b) Deus define as responsabilidades dos pais (Ef. 6:4)
c) A Bíblia nos mostra tal como somos (Jr. 17:9,10)
d) Sugestões para um lar feliz (Ef. 4:31,32) Eliminar as causas de perturbações e tomar medidas preventivas.

ESTUDO:
1. Ouça um louvor (DVD, CD...)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.

FONTE: 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Piauí é o Estado mais católico; Roraima é o menor




     Do total da população do estado do Piauí, 87,93% são fiéis da igreja romana, revela o Novo Mapa das Religiões, da Fundação Getúlio Vargas.
    Nos últimos anos, o número de fiéis do catolicismo vem caindo lenta e persistentemente no Brasil, mas no Piauí essa religião ainda mantém uma hegemonia confortável -- o Estado é o mais católico do país. Do total da população, 87,93% são fiéis da igreja romana.
    O dado é do Novo Mapa das Religiões, feito pela Fundação Getúlio Vargas com dados de 2009 da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE.
    Ceará ficou em segundo lugar no ranking dos Estados mais católicos, com 81,08%, seguido por Paraíba (80,25%).
    São Paulo ficou em 18º lugar, com 66,12%, e o Rio, na penúltima colocação, a 26ª, com 49,83%. O Estado com o menor índice de católicos é Roraima, com 46,78%. É onde também se verificou o maior índice de pessoas sem religião, com 19,39%.
    Em 1991, do total da população do país, 83,34% eram católicos. Esse índice caiu para 68,43% em 2009. O número de evangélicos cresceu no período de 17,88% para 20,23%.
    O número de católicos brasileiros é o menor da história estatisticamente documentada, informou o pesquisador Marcelo Néri, responsável pelo mapa. “A queda se verifica em todas as faixas etárias”, disse.

Ranking dos mais católicos

Estados

1 - Piauí: 87,93%
2 - Ceará: 81,08%
3 - Paraíba: 80,25%
4 - Sergipe: 79,96%
5 - Maranhão: 78,04%
6 - Alagoas: 77,10%
7 - Santa Catarina: 75,88%
8 - Rio Grande do Norte: 73,98%
9 - Minas Gerais: 73,32%
10 - Bahia: 71,39%
11 - Rio Grande do Sul: 71,37%
12 - Amapá: 70,89%
13 - Mato Grosso: 70,63%
14 - Tocantins: 70,60%
15 - Paraná: 69,82%
16 - Amazonas: 67,68%
17 - Pará: 66,55%
18 - São Paulo: 66,12%
19 - Goiás: 65,42%
20 - Pernambuco: 63,84%
21 - Mato Grosso do Sul: 63,70%
22 - Espírito Santo: 57,04%
23 - Espírito Santo: 57,04%
24 - Rondônia: 52,89%
25 - Acre: 50,73%
26 - Rio de Janeiro: 49,83%
27 - Roraima: 46,78%

Região metropolitana (periferia da capital)

1 - Fortaleza: 74,30%
2 - Porto Alegre: 68,74%
3 - Belém: 65,46%
4 - São Paulo: 61,26%
5 - Belo Horizonte: 57,23%
6 - Curitiba: 55,87%
7 - Salvador: 52,%
8 - Recife: 45,75%
9 - Rio de Janeiro: 40,02%

Capitais

1 - Teresina (PI): 80,66%
2 - Fortaleza (CE): 74,25%
3 - Florianópolis (SC): 73,91%
4 - Macapá (AP): 72,54%
5 - Aracaju (SE): 72,26%
6 - São Luís (MA): 71,85%
7 - Natal (RN): 71,58%
8 - Cuiabá (MT): 68,66%
9 - João Pessoa (PB): 67,33%
10 - Porto Alegre (RS): 66,70%
11 - São Paulo (SP): 66,13%
12 - Manaus (AM): 65,26%
13 - Curitiba (PR): 64,64%
14 - Maceió (AL): 63,92%
15 - Palmas (TO): 62,65%
16 - Belo Horizonte (MG): 61,91%
17 - Goiânia (GO): 61,39%
18 - Belém (PA): 60,89%
19 - Vitória (ES): 56,69%
20 - Brasília (DF): 55,36%
21 - Rio de Janeiro (RJ): 53,71%
22 - Recife (PE): 53,07%
23 - Campo Grande (MS): 52,85%
24 - Salvador (BA): 52,34%
25 - Porto Velho (RO): 49,49%
26 - Rio Branco (AC): 41,99%
27 - Boa Vista (RR): 40,87%
FONTE: http://www.creio.com.br/2008/noticias01.asp?noticia=15085

Acre é o Estado mais evangélico pentecostal; Sergipe é o menor




    A população da Acre é a mais evangélica pentecostal do país, com 24,18% do total. Em Rio Branco, a capital, a proporção é de 28,43%
    Em segundo lugar, na relação de Estados, vem Rondônia, com 19,95%, seguido por Pará (19,41%) e Amapá (19,01%). São Paulo ficou em 13º lugar, com 14,62%, e o Rio de Janeiro em 15º, com 14,18%. Esses dados são do Novo Mapa das Religiões elaborado pela Fundação Getúlio Vargas com dados de 2009 da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE.
    Os fiéis das pentecostais representaram naquele ano 12,76% da população. As igrejas pentecostais são as que mais têm se expandido. O pesquisador Marcelo Néri, o responsável pelo mapa, disse que a Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil, abaixo da Católica.
    Os evangélicos -- pentecostais e de outras denominações -- subiram de 17,9% em 2003 para 20,2% em 2009. Eles são representativos principalmente nas classes D e E, afirmou Néri.

Ranking dos mais evangélicos pentecostais

Estados

1 - Acre: 24,18%
2 - Rondônia: 19,75%
3 - Pará: 19,41%
4 - Amapá: 19,01%
5 - Distrito Federal: 18,87%

sábado, 27 de agosto de 2011

Em MS, 2 mil católicos migram para igrejas evangélicas mensalmente




    O novo Mapa das Religiões da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que a Igreja Católica perdeu aproximadamente 2,7 mil fiéis por mês em Mato Grosso do Sul entre 2003 e 2009.
    Pelo menos 75% dos ex-devotos, ou 2 mil por mês, migraram para igrejas evangélicas. Em seis anos, o percentual de evangélicos aumentou de 19,31% para 25,32% (somando pentecostais e não pentecostais), ou seja, cerca de 178 mil novos fiéis, 2,4 mil a cada mês. No mesmo período, os católicos passaram de 71,96% dos sul-mato-grossenses para 63,7% em 2009, ou 195 mil a menos, considerando para o cálculo a estimativa populacional do IBGE de 2009.
    Os católicos continuam sendo maioria em Mato Grosso do Sul, mas o número de devotos caiu pelo menos oito pontos percentuais. Em Campo Grande, a queda foi ainda maior, 12,5 pontos, embora continue com mais da metade dos habitantes da cidade. Passou de 65,38% para 52,85%. Isso significa que, só na Capital, a Igreja Católica perdeu 94,6 mil fiéis.
    O percentual de sul-mato-grossenses que professam a fé Espiritualista ou pertencem a religiões orientais ou asiáticas permanece praticamente o mesmo. Os espíritas tiveram pequeno declínio, passando de 1,98% para 1,93%. Devotos de religiões orientais e asiáticas passaram de 0,37% para 0,38%. Quase dobrou o o número de praticantes de religiões afrobrasileiras, embora ainda seja um grupo muito pequeno. Passou de 0,15% para 0,26%.
   Além do crescimento dos evangélicos em Mato Grosso do Sul, também aumentou o número de pessoas que declaram pertencer a outras religiões e dos que dizem não ter religião. O número de pessoas de outras religiões mais que dobrou - de 1,03% em 2003 para 2,25% em 2009. Oito anos atrás, 5,91% dos sul-mato-grossenses diziam não ter religião, em 2009, o percentual passou para 6,7%.

Campo Grande
    O número de católicos em Campo Grande caiu 12,5 pontos percentuais e o de evangélicos, cresceu 8,4. Os pentecostais passaram de 13,28% para 17,18% em 2009 e os outros evangélicos, de 9,16% para 13,71%. Na Capital, os espiritualistas passaram de 3,54% para 3,72%; os que professam crenças afrobrasileiras, de 0,22% para 0,35%. Fiéis de igrejas orientais e asiáticas representavam 0,17% em 2003 e 0,30% em 2009.
   Aumentou consideravelmente o número de pessoas que professam outras crenças, de 0,55% para 2,77%. O percentual de moradores de Campo Grande que disse não ter religião passou de 7,68% para 8,95%.

Brasil
   Em 2003, 74% dos brasileiros se declaravam católicos. Em 2009, 68,4%. O número de evangélicos subiu de 17,9% para 20,2%. Também aumentou o número de pessoas que afirmam não ter religião: de 5,1% para 6,7%. Se esse ritmo de declínio do catolicismo continuar, o Brasil pode deixar de ser o País mais católico do mundo nos próximos 20 anos. "Se continuar essa perda de 1 ponto de porcentagem de católicos por ano, em 20 anos você teria menos da metade da população", calculou Marcelo Neri, cpprdenador da pesquisa, em entrvista à Agência Brasil.

Testemunhos
    Para o presidente da Aliança Evangélica, pastor Ronaldo Leite Batista, o crescimento das igrejas evangélicas pode ser atribuído aos testemunhos dos fiéis, ampliados pela mídia em dezenas de programas de rádio e televisão, e também por meio da internet, revistas e jornais especializados. "Existe uma busca maior pela espiritualidade no mundo pós-moderno", considerou. "Eu creio que os evangélicos conseguiram romper essa barreira da religiosidade para se tranformar numa espiritualidade relacional com o Deus chamado Jesus Cristo. E quando contam essa experiência pessoal de se encontrar com Jesus, eles estão testemunhando de maneira muito forte aquilo que as pessoas mais têm necessidade", relatou. "Obviamente com a ajuda crescente dos evangélicos na mídia".

Resgate de devotos

    Na avaliação do arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja Católica precisa sair de "sair de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária". Ele explicou que não se trata de buscar pessoas que frequentam outras igrejas, mas resgatar os católicos não praticantes e os "católicos eventuais".
    "Nossa preocupação primária é com o grande número daquels que foram batizados na igreja católica e não saíram dela oficialmente e esses são mais de 90% dos que se dizem católicos", explicou. "Para a igreja num estado permanente de missão é muito importante criar o ministério do acolhimento", explificou.
      Com base em dados do Atlas da Filiação Religiosa no Brasil (montados com informações do Censo 2000), Dom Dimas observou que a maior evasão de católicos acontece nas fronteiras de migração agrícola, entre elas, mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e nas periferias de grandes cidades. "Quando a pessoa migra, ela fica fragilizada porque se desvincula de sua cultura original, de sua igreja original e da própria raiz familiar em que ela vive".
    Em recente entrevista ao Correio do Estado, ele destacou, no entanto, que existem dioceses em franca expansão, sobretudo na região sudeste do Brasil. "A FGV, há 3 anos, fez uma pesquisa muito interessante que mostra que onde os programas sociais do governo tinham dado certo, o trânsito religioso estagnou. Isso mostra um vínculo entre o transito religioso, portanto a instabilidade religiosa, que passa pelo cultural e pelo familiar, e a situação de instabilidade sócio-econômica das pessoas".
 FONTE: http://www.creio.com.br/2008/noticias01.asp?noticia=15096

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quatro erros que as pessoas cometem quando buscam um emprego na web


A internet facilitou a busca por um novo emprego, no entanto, ela exige alguns cuidados dos profissionais
26 de Agosto de 2011 | 08:30h
Compartilhe:



12
Share
Imprimir



carreira TI
A internet facilitou o trabalho para quem quer buscar um novo emprego. Hoje, existem diversos sites específicos que mostram as vagas disponíveis no mercado, além disso, as redes sociais servem, cada vez mais, para divulgar oportunidades de trabalho.

A jornalista especializada em carreira e colunista do Wall Street Journal, Elizabeth Garone, alerta que as pessoas precisam evitar alguns erros que são comuns a quem busca um emprego pela internet. A seguir, a especialista cita os quatro equívocos mais frequentes cometidos pelos internautas:

1. Deixar de lado as boas maneiras

As pessoas não podem esquecer de que tudo o que elas escrevem na internet - em sites, blogs, redes sociais, entre outros - pode ser facilmente buscado, inclusive pelos recrutadores, quando eles procuram referências para um candidato a uma vaga de emprego na web. Elizabeth lembra que um estudo da Microsoft, divulgado em dezembro de 2009, mostrou que 79% dos profissionais que cuidam de recrutamento e seleção nas empresas procuram informações online sobre quem se candidata a uma vaga.

Com base nisso, em momento algum, as pessoas podem esquecer as boas maneiras na internet, seja por meio de comentários inapropriados, fotos e vídeos com imagens inadequadas ou detalhes sobre a vida pessoal que possam ser prejudiciais no ambiente de trabalho. Os principais problemas ocorrem quando os indivíduos escrevem na web coisas que não falariam em público - como piadas racistas ou de conteúdo sexual -, achando que estão em um ambiente protegido.

2. Não divulgar informações suficientes

Ter um perfil em uma rede social, só com metade das informações preenchidas não serve para nada mais do que irritar quem o acessa, avisa a jornalista. Assim, os profissionais que querem ser facilmente achados em ambientes como LinkedIn ou Facebook devem perder algum tempo para escrever um perfil nas redes sociais, o mais detalhado possível.

Além disso, ter uma rede de contatos online qualificada dentro de uma determinada área profissional pode servir como chamariz para potenciais recrutadores. Em outras palavras, não basta apenas estar na rede social, é necessário ser ativo para conseguir conexões interessantes.

De acordo com Krista Canfield, porta-voz do LinkedIn, os profissionais que têm um perfil completo e mais de 35 contatos apresentam 40 vezes mais chances de receber oportunidades de emprego pela rede social.

3. Ser generalista

Antes de encaminhar o currículo para uma vaga de emprego divulgada na internet, o profissional precisa ter o cuidado de entender quais os requisitos necessários para a função e escrever uma carta de apresentação que o qualifique ao trabalho.

O que acontece na prática, no entanto, é que pela facilidade de encontrar vagas online, as pessoas enviam currículos para diversas oportunidades, de forma genérica. O que fica perceptível também para quem está fazendo o recrutamento e seleção.

Também em relação a ser generalista, os profissionais que se encontram desempregados costumam omitir essa informação nas redes sociais. O que é um erro, segundo Elizabeth, em especial, pelo fato de que boa parte das pessoas conseguem um novo emprego por meio de indicações.

4. Ficar concentrado apenas na internet

Por mais que a web tenha facilitado a busca por um novo emprego, a rede de contatos pessoais ainda é o caminho mais rápido para a recolocação. Assim, quem quer ser contratado por uma empresa não pode apenas mandar currículos ou acessar as redes sociais e achar que isso é suficiente.

O caminho para cultivar essa rede de contatos - na vida real - é participar de eventos, estimular encontros informais com profissionais que atuem no mesmo setor e, até mesmo, buscar ajuda ou dicas de pessoas que estejam em áreas correlatas.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/quatro_erros_que_as_pessoas_cometem_quando_buscam_um_emprego_na_web

PESSOAS MADURAS ESPIRITUALMENTE

LIDERANÇA

É tempo de consolidar a fé de cada membro e levá-los ao crescimento espiritual maduro
Por: Carlito Paes
Depois de atravessarmos a estação do cultivo, que tem como paralelo o evangelismo e a estação do cuidado (ministério); entramos na estação crescimento (discipulado). É tempo de consolidar a fé de cada membro em nossos Pequenos Grupos e levá-los a um crescimento espiritual consistente e maduro. Mas você pode me perguntar: O que a liderança quer dizer exatamente com crescimento?

Quando falamos em crescimento não falamos em decorar as Escrituras, repetir, estudar. Falamos de crescimento espiritual, maturidade, gente forte espiritualmente, que conhece as Escrituras, é claro, mas que, sobretudo, sabe viver a Palavra de Deus em seu meio social, familiar, profissional e comunitário. O que estamos dizendo na prática é que membros que cresceram na fé são pessoas que…

1. Amam a Deus sobre todas as coisas e demonstram isto na prática através do amor às pessoas;
2. Permanecem em Jesus 24 x 7, não são religiosos; são servos;
3. Buscam encher-se do Espírito Santo de Deus, frutificando e multiplicando seus dons espirituais de edificação e serviço;
4. Entenderam o sentido da vida, frutificando de forma natural os cinco propósitos de Deus na Terra;
5. Celebram sua recuperação diariamente, um dia de cada vez, confiando sua vida ao controle de Cristo;
6. Generosamente são bons mordomos de seus recursos, devolvendo ao Senhor com fidelidade seus dízimos e ofertas, para a expansão da obra do evangelho;
7. Servem a Deus e pessoas por meio do ministério cristão, dentro ou fora da igreja;
8. Aprendem para ensinar outros, discípulos que ganham e cuidam de outros discípulos;
9. Vivem em seus relacionamentos interpessoais os mandamentos Bíblicos de mutualidade cristã de forma amorosa e natural;
10. Estudam as Escrituras para conhecer e cumprir a vontade de Deus, vencer o mundo, a carne e o diabo e assim edificar o Corpo de Cristo, preparando-se para o encontro com o seu Senhor!

Ao alcançarmos de forma efetiva estes alvos evitaremos 03 tipos de membros doentes, na igreja: os religiosos, os centrados em si e os carnais.
Queremos crescer espiritualmente, de forma individual ou comunitária, porque não queremos apenas reter conhecimento das Escrituras ou gerar crentes que aprendem, mas não vivem e se tornam legalistas, religiosos.

Pessoas que julgam os que não sabem, tornam-se crentes “obesos e sedentários” espirituais. São pessoas que travam e causam sérios obstáculos ao avanço do Reino de Deus no mundo.

Já os ultra-sensíveis, centrados em si (por vezes são dodói demais), só enxergam a vida cristã sob a sua realidade, necessidade e perspectiva. Quando estes se sentem atingidos ficam magoados, feridos e mudam de Igreja. Por fim a outra doença é o crente carnal, materialista, gente que só vive para si e para ganhar. Estes três tipos de crentes não cresceram e ainda vivem no estágio do leite espiritual, são imaturos! Em geral não estão vivendo a vida plena, vivem para o que os outros pensam e não para o que Deus pensa! Estes, não atingiram os 10 alvos acima, em sua vida. E é para isto que vamos trabalhar em cada estação do crescimento/discipulado em nossa Igreja.

Vamos crescer e ajudar outros a crescerem espiritualmente.
Fonte: http://www.creio.com.br/2008/noticias01.asp?noticia=14976

Perseguição religiosa cresce em todo o mundo




     Os cristãos estão sob ataque em muitos países com governos que reprimem a religião, ou são hostilizados na sociedade, segundo um novo relatório.

     O relatório, feito pelo Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública, olhou para as estatísticas e dados governamentais, que vão de 2006 a 2009, utilizando critérios como a repressão do governo sobre a religião e a hostilidade social, incluindo motivos religiosos, para saber quais foram os países menos tolerantes com a religião.

     Cristãos em 130 países – 66% dos países do mundo – sofrem com as leis do governo e com o assédio social. Os muçulmanos, de acordo com o relatório da Pew, enfrentaram um assédio do governo e da sociedade um pouco menor, com incidentes reportados em 117 países. Muitas das regiões onde há perseguição indicam que há conflitos entre as duas religiões, segundo relatório.

     A intolerância religiosa é mais alta no Oriente Médio e Europa. Embora o Oriente Médio seja predominantemente muçulmano, o relatório diz que os próprios muçulmanos sofrem mais oposição, com cristãos e judeus perseguindo com mais vigor.

     O Egito mostrou um aumento maior na repressão do governo e na hostilidade social contra cristãos, sendo que o relatório relaciona tal dado com o fato de ter acontecido uma recente revolução democrática no país. Cristãos e muçulmanos têm constantes conflitos entre si, por isso há dificuldade de se expressar livremente a religião.

     A França ficou em segundo lugar e recebeu muitas críticas por ter implementado leis antiburca no ano passado. O preconceito contra os muçulmanos tem aumentado.

     “Em geral, a maioria dos países que tiveram aumento substancial de restrições governamentais ou hostilidade social envolvendo religião já tinha níveis altos ou muito altos de restrições e hostilidade religiosa”, disse o relatório.
Data: 16/8/2011 09:11:00
Fonte: Portas Abertas


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ADVENTISTAS NA RECORD

Repórter deixa o programa para defender suas convicções
Por: Redação Creio
      Um testemunho vivo de suas convicções e suas crenças em rede Nacional. Com intuito de não transgredir o mandamento de Deus em um programa da TV Record, Wasthí Lauers de Castro pediu para sair de um reality show comandado por Ana Hickmann. Ela não concordou em participar de provas que aconteciam após o por do Sol de Sexta Feira e Sábado.
       "Eu tenho uma rotina diferente e atividade. Nós guardamos o sábado. Deus deixou seis dias pra gente trabalhar e o sábado dia pra gente guardar."
         Ana Hickman ao ouvir suas justificativas disse que respeitava sua fé e não estava lá para mudar suas convicções. "É uma novidade pra mim. Quando você topou participar, você ia sair da rotina", frisou.
        Wasthi ao ouvir as ponderações deixou claro: "Se tem que competir no sábado eu não posso. Vou perder uma oportunidade, talvez a melhor que tenha tido até hoje, mas tudo que tenho foi Deus que me deu", declarou aos prantos.
       A adventista resolveu ser fiel ao princípio de Êxodo 20:8-11 e em várias outras partes da Bíblia. 

Fonte: http://www.creio.com.br/2008/noticias01.asp?noticia=14955

Somente nesses momento da vida que mostramos se realmente servimos ou não. Isso foi como um teste como de Abraão e seu filho Isaque.
Mas se voce honrou a Deus nos momentos difíceis, Deus irá prover uma grande benção pra você.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Confira algumas idéias para mobilizar sua igreja a investir em missões


Confira algumas idéias para mobilizar sua igreja a investir em missões


  • Na Indonésia, prefeito retira autorização de igreja


  • Homens armados invadem a Igreja Deus é Amor, em Fortaleza


  • Batistas sul-mato-grossenses celebram centenário com vidas alcançadas


  • Em fase inicial, Cristolândia RJ colhe primeiros frutos


  • Missionários deixam acampamento impactados pelos desafios do Brasil
  • Horto MissionárioAdequando à temática ambiental da Campanha, propomos a realização de um bazar de plantas. Junte um grupo de irmãos para a coleta de doações de mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais a fim de que, aos domingos, após o culto, elas sejam utilizadas para a arrecadação de ofertas pró-missões. Lembre-se de que um bom bazar disponibiliza não apenas os produtos, mas informações sobre eles, tais como: nome da espécie e dicas de como cuidar.



    A Parábola dos TalentosDurante o momento de promoção missionária, convoque os líderes de sua igreja para irem à frente e dê uma certa quantia em dinheiro para cada um deles. Peça aos líderes que utilizem a criatividade para multiplicarem essa quantia, realizando atividades específicas a fim de que consigam, pelo menos, dobrar o que foi recebido.
    Quanto maior for a quantia doada, maior será a responsabilidade de ampliar o valor, relacionando assim a atividade ao texto bíblico de Mt 25.14-30. No fim da campanha missionária, convoque aqueles que receberam as quantias iniciais para que prestem relatório do que foi feito. Peça a eles que apresentem um painel, com fotografias, vídeos, mostrando as atividades elaboradas ao longo da campanha.
    Adaptado de Jocimar de A. Souza - 1ª IB em Vale do Ipê
    A igreja na escola Verificar junto à escola local a possibilidade de realizar um bazar nas suas dependências, marcar a data e fazer uma boa divulgação na própria escola e no bairro.
    Levar roupas, calçados, bolsas e bijuterias, todos em bom estado, limpos e passadas (no caso das roupas) para vender aos alunos, pais e professores da escola.  A cada cliente que realizar uma compra entregar uma mensagem evangelística que pode ser um folheto da campanha ou um exemplar do Evangelho de João. 
    Caso haja espaço, levar um grupo de louvor, teatral ou de pantomima que faça uma rápida apresentação, deixando uma mensagem. O objetivo desta atividade, além de contribuir com o valor da oferta da igreja, é estreitar os laços com a comunidade local, sendo uma porta para futuras atividades visando levar a mensagem de salvação.
    Sugestão adaptada de Elaine Almindo
    Primeira Igreja Batista Paranaguá, PR

    Artesanato Em nossas igrejas há muitas pessoas com habilidades manuais e criativas, que sabem fazer diversos tipos de coisa que podem ser utilizadas para arrecadar oferta para a campanha missionária. Habilidades como trabalho com pintura, bordado, crochê, decupagem, costura, bijuteria e ainda corte de cabelo, manicure  assim como tantas outras habilidades. Separe um dia inteiro, um sábado, por exemplo, quando estes irmãos poderão apresentar e oferecer seus trabalhos a toda a comunidade. O objetivo é vendê-los e que todo o valor arrecadado com a venda seja destinado a Missões Nacionais. Nesta programação muitos talentos podem ser descobertos e também muitos irmãos poderão se sentir úteis e valorizados mostrando a toda a igreja e comunidade aquilo que de melhor podem fazer e ainda contribuir com a obra missionária.
    Diene do Rosário Reis
    Promotora de Missões da IB Memorial
    Manaus - AM

    Livraria Trata-se de venda de livros e revistas usados por um preço simbólico. Esta ideia colocaremos em prática nessa campanha.



    Primavera MissionáriaJá realizamos aqui na Igreja e obtivemos aceitação. A "Primavera Missionária" consiste em vender flores e plantas para missões. Aqui fizemos parceria com um horto e obtivemos a mercadoria em consignação.
    Pr. Arildo Carlos das Neves
    Igreja Batista em Praça da Bandeira
    Araruama - RJ

    Cofrinhos personalizados Neste ano, optei por colocar nossas crianças para confeccionarem seus cofrinhos. Mas, com um diferencial: levamos as latinhas com a tampinha e entregamos uma folha de adesivo em branco para que eles criassem a arte. Eles amaram. Fizeram cofrinhos lindos. Teve um que até escreveu assim: "Mãe, pôe dindin aqui". Foi o máximo!
    Eliene Norma Carvalho Oliveira.
    Promotora de Missões na Igreja Batista do Amaro Lanari,
    Coronel Fabriciano - MG

    Zé MissionárioTemos nosso "Zé Missionário", o porquinho que faz um tour em cada classe, arrecadando contribuições. Na última campanha, só do porquinho conseguimos R$ 200,00.



    Festival de dançaPromovi também um festival de dança, o " Mais que um Mover", com a presença de academias evangélicas que patrocinaram o evento, oferecendo prêmios para os três primeiros lugares. Cobramos taxas de inscrição, fizemos cantina e vendemos pirulitos com números que davam direito a participar de sorteios de prêmios durante o festival. Foi superanimado e algumas pessoas também deram contribuições voluntárias.
    Thaís Cunha
    Primeira Igreja Batista em Ponto Chic


    PinturaAproveite o dom artístico dos membros de sua igreja e promova um evento de pintura em tela. Disponibilize para os participantes telas, pincéis tintas, etc. É claro que  um  artista, professor de artes ou de pintura, deve estar orientando e também confeccionando um trabalho.  Após cada obra feita, as telas deverão ser vendidas mediante um valor estipulado, que será arrecadado e designado para missões.
    Lenilda E. Verçosa Machado

    Laranja MissionáriaPedimos que os irmãos trouxessem uma laranja descascada e cortada ao meio. No dia combinado estavam lá todos com suas laranjas descascadas e cortadas. Eles receberam um envelope, em um determinado momento do culto, exatamente no momento da comunhão da igreja, enquanto cantávamos e nos abraçávamos, os irmãos deveriam ficar trocando suas laranjas até a música acabar.
    Foi solicitado que todos chupassem a mesma e colocassem os caroços nos envelopes. Cada caroço valeria R$ 0,50. Então, cada irmão tinha, além do seu alvo pessoal ou familiar, a oferta desse desafio.



    Desafio Coca-ColaDepois que nossa igreja respondeu positivamente à ideia da laranja, lançamos o desafio da Coca-Cola. Durante o mês da campanha, todas as vezes que o irmão fosse tomar este refrigerante, ele deviria colocar o mesmo valor gasto na Coca-Cola dentro do envelope que recebeu na igreja. No final do mês, conseguimos R$ 380,00.
    Michele tedesco
    Promotora da Igreja Batista Getsêmani
    São Paulo - SP

    TV por assinaturaEm um dos momentos missionários eu lancei o seguinte "produto": "TV Missionária por Assinatura".  No tempo disponível, tentei mostrar à igreja as vantagens que teríamos se fizéssemos a doação do valor da assinatura da nossa TV, naquele mês, para missões. Falei que, enquanto na TV de assinatura convencional pagamos para ver filmes de terror, violentos e que muitos deles não nos edificam, na TV Missionária iríamos ver filmes de vidas transformadas, resgatadas do pecado nos DVDs que a Junta de Missões envia às igrejas. Tentei conscientizar a igreja que, para missões, vale à pena abrirmos mão de nossos "confortos".
     Ana Lucia Pacheco
    PIB em Jardim Alcântara
    São Gonçalo - RJ



    Lava-JatoPor esses dias comprei um equipamento para lavagem de carros e comuniquei à promotora de missões para que pelo menos duas vezes por mês fizéssemos uma parada em bairros distintos para lavagem de carros, motos, e etc.
    Railson Barreto
    Camaçari-ba



    Talentos Uma idéia para alcançar a oferta para a Campanha de Missões é separar um valor específico (talentos) para uma dupla (o número de integrantes depende do contexto). Por exemplo, separe 10 duplas em sua Igreja e entregue, no início da campanha, um envelope contendo um valor,por exemplo, de R$ 30,00. Essas pessoas terão a responsabilidade de multiplicar essa quantia até o final da campanha através da criatividade. Poderá fazer cantinas, feijoadas, cinemas, pizzas missionárias. O que vale é a criatividade. Em minha Igreja deu certo, com R$ 150,00, alcançamos R$ 1.400,00, com apenas 05 duplas.
    Ednéia Lopes Gorre
    Promotora da Primeira Igreja Batista em Vale do Anari - RO

    Cine MissõesMarcamos cultos na casa dos irmãos da nossa igreja a fim de exibir o DVD.  Iniciamos com um pequeno grupo e diariamente íamos a um lar diferente e, a cada reunião, aumentava a participação. O resultado foi maravilhoso, até os vizinhos se reuniam para assistir ao DVD. Felizmente as salas não comportavam as pessoas e os nossos irmãos cediam os seus lugares aos visitantes que ficavam comovidos com os testemunhos.
    Após a exibição dos vídeos líamos a Palavra e orávamos, e o que seria uma reunião com alguns irmãos se transformou em culto missionário nos lares. Testemunhávamos do amor de Cristo e os vizinhos que eram convidados para assistir ao DVD ficavam muito impactados e pediam para que realizássemos cultos em suas casas.
    Cassiano de Miranda Neto
    PIB em Parque das Palmeiras
    Nova Iguaçu - RJ
    Fonte: JMN




    Via: www.guiame.com.br

    ESTÁ NO AR! TV CRISTÃ



    Emissora 100% digital abre sinal para TV e dispositivos móveis em SP
    Por: Redação Creio

            Uma TV à frente do seu tempo, com conteúdo digital e interativo. Esta é a TV Cristã, a primeira TV evangélica 100 % digital que já está no ar em São Paulo pelo canal 33 UHF Digital. Até agosto o canal estará em funcionamento no Rio de Janeiro.
            A proposta da EBF COMUNICAÇÕES, é ter um canal de qualidade e de vanguarda. “Estamos usando uma nova tecnologia, o EITV, já usada por grandes emissoras como Globo e Band. Somos a primeira TV Cristã 100% digital”.
            Através deste formato será possível durante um programa de mensagens, disponibilizar o download de arquivos e inserção comercial de produtos co-relacionados e até interagir para saber o perfil da audiência. A TV que faz parte da sua vida, a TV CRISTÃ, vai mesclar ainda plataformas de informação e sinergia de conteúdo.
            Em caráter de teste já estão no ar os programas do pastor Josué Gonçalves do Ministério Família Debaixo da Graça, Carlito Paes da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos (SP); Ministério Asas do Socorro, Missionários sem Fronteiras, Clube 700, Cristo aos Extremos da Terra, clipes musicais, Joyce Meyer entre outros.
            A TV CRISTÃ antecipa-se a regulamentação da Anatel que exige a implementação da TV Digital até 2016. A EBF COMUNICAÇÕES, a maior empresa de conteúdo do setor, está apta a desenvolver com pastores, ministérios, programas de qualidade e presta consultoria a empresas no desenvolvimento e entrada na TV Cristã Digital.
            Para saber mais faça contato pelos telefones: (11) 4081-1760 pelo email contato@tvcrista.com.br ou diretoria@creio.com.br

    Fonte: http://www.guiame.com.br/v4/142740-1697-Confira-algumas-id-ias-para-mobilizar-sua-igreja-a-investir-em-miss-es.html